Loja de Cidadão, Espaço Cidadão e Quiosque Cidadão

Nesta página pode encontrar informação mais sobre:

Loja de Cidadão

A Loja de Cidadão é um conceito de prestação de serviços públicos que reúne no mesmo espaço várias entidades públicas e privadas, com o objetivo de facilitar a relação dos cidadãos e das empresas com a administração pública.

A Loja de Cidadão é um espaço que disponibiliza diversos tipos de serviços aos cidadãos portugueses e  aos residentes em Portugal.
Este é um local que proporciona conforto e comodidade aos cidadãos, permitindo tratar de vários assuntos num mesmo espaço, com ganhos de tempo e de custos de deslocação.

São muitos os serviços disponibilizados nas Lojas de Cidadão, podendo variar de loja para loja.
Neste local é possível obter diversos tipos de documentos e de informações, realizar pagamentos e procurar soluções para diversas situações.

Em geral, na Lojas de Cidadão tem disponíveis os seguintes serviços:

  • Correios
  • Eletricidade
  • Espaço Cidadão
  • Finanças
  • Identificação Civil 
  • Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF)
  • Segurança Social
  • Registo Automóvel
  • Telecomunicações

As Lojas de Cidadão funcionam em horário contínuo e alargado, de segunda a sexta-feira (08:30h às 19:30h) e aos sábados (09:30h às 15:00h), salvo exceções devidamente assinaladas.

Consulte os horários e moradas das Lojas de Cidadão.

Espaço Cidadão

O Espaços Cidadão complementa a rede de atendimento de serviços públicos, concentrando num único balcão diferentes serviços, através de atendimento digital assistido.
 
No Espaço Cidadão tem acesso a inúmeros serviços da administração central, local e de entidades privadas que prestam serviços de claro interesse público.
 
Existem centenas de espaços em Portugal, instalados em Lojas de Cidadão e pontos de atendimento da administração local, numa rede em constante expansão.
 
Este modelo permite servir melhor o cidadão, de forma mais rápida e próxima, promovendo a literacia digital por via do apoio assistido na prestação dos serviços públicos digitais.
 
Atualmente estão em funcionamento mais de 600 Espaços Cidadão, que disponibilizam aproximadamente 200 serviços públicos.
 
Consulte as moradas e os horários dos Espaços Cidadão.

Quiosque Cidadão

Os Quiosques Cidadão são balcões temporários de atendimento.

Depois das medidas excecionais e temporárias relativas à COVID-19, que limitaram o atendimento presencial aos atos urgentes e que prolongaram a validade dos Cartões de Cidadão até 30 de outubro, o Governo criou os Quiosques Cidadão para responder ao elevado número de entregas de Cartão de Cidadão.

Os Quiosques Cidadão estão a funcionar nos municípios com maior volume de atendimentos relativos aos Cartões de Cidadão.

Os cidadãos serão contactados para aceder a estes serviços, funcionando o atendimento por marcação.

AVISO: COVID-19 (novo coronavírus) - vários locais de atendimento estão temporariamente encerrados ou a funcionar num horário diferente do normal e apenas através de marcação prévia