ACEDER À BOLSA DE DOCUMENTOS

A Bolsa de Documentos é uma aplicação on-line, disponível no Portal do Cidadão, que permite receber, guardar, gerir e partilhar documentos eletrónicos ou digitais. 

Qualquer cidadão, empresa ou entidade da Administração Pública pode utilizar a Bolsa, desde que se registe no Portal do Cidadão, tenha acesso à Internet e possa autenticar-se com o seu Cartão de Cidadão, a sua Chave Móvel Digital ou o seu certificado profissional qualificado.

Características da bolsa de documentos

Quem pode aceder

Quem pode aceder

Qualquer cidadão ou entidade pode aceder à Bolsa de documentos gratuitamente.

Quando se pode aceder

Quando se pode aceder

A qualquer momento um utilizador pode aceder à Bolasa de documentos.

Onde se pode aceder

Onde se pode aceder

Através da internet, no portal ePortugal,  no botão do canto superior direito intitulado "Documentos".

Documentos e Requisitos

É possível aceder à plataforma, quer seja Cidadão ou Entidade, através de um dos métodos de autentocação disponíveis: Cartão de Cidadão, Chave Móvel Difital (CMD) ou Certificado Digital.

Pré-requisito como Entidade:
É necessário primeiro efectuar à AMA um pedido de registo de Entidade. A AMA irá criar um  perfil de Entidade na plataforma Bolsa de Documentos, e associar um utilizador responsável à Entidade (Administrador).

QUEM PODE ACEDER À BOLSA DE DOCUMENTOS?

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Como se pode aceder à bolsa de documentos?

É possível aceder à Plataforma, quer seja Cidadão ou Entidade, através de um dos métodos de autenticação disponíveis: Cartão de Cidadão, Chave Móvel Digital (CMD) ou Certificado Digital. 

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É obrigatório que o utilizador esteja pré-registado no Portal do Cidadão.

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Aceder à plataforma Bolsa de Documentos.

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Preencher os dados pessoais

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É necessário primeiro efetuar à AMA (Agência para a Modernização Administrativa) um pedido de registo de Entidade. A AMA irá criar um perfil de Entidade na plataforma Bolsa de Documentos, e associar um utilizador responsável à Entidade (Administrador). 

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Aceder à plataforma Bolsa de Documentos.

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Indicar com que Entidade pretende aceder à plataforma.

Se for o utilizador responsável da Entidade (Administrador): 

  • Preencher dados da entidade.
  • Associar outros utilizadores à Entidade. Estes utilizadores têm de estar obrigatoriamente registados no Portal do Cidadão.