Simular Percursos (Transpor)

O Transpor visa disponibilizar ao cidadão informação Multimodal de Transportes Públicos. No Transpor o utilizador poderá planear a sua viagem entre dois pontos de Portugal Continental e visualizá-la interativamente sobre um mapa georreferenciado.

Aviso

As informações sobre atendimento ao público poderão estar desatualizadas. Dada a situação causada pela pandemia COVID-19, é necessário agendar atendimento para a maioria dos balcões de serviços públicos.
Confirme a informação atualizada a partir da página COVID-19 (novo coronavírus): informações sobre serviços públicos.

Saiba onde pode realizar o serviço e quais as vantagens de cada canal

Alterar online

Quem pode Simular Percursos (Transpor)?

  • Utentes dos transportes públicos

  • Viajante ocasional

  • Profissionais do ramo

Como se pode Simular Percursos (Transpor)?

O Transpor foi desenvolvido no âmbito do projeto SIGITI, coordenado pela ex-Direção-Geral dos Transportes Terrestres e Fluviais e apoiado pelo FEDER - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional da União Europeia, devendo desenvolver-se em diversas fases.  Na primeira fase, está disponível informação de transportes coletivos de longa distância:

  • Rodoviário: Serviços Expresso e de Alta Qualidade;
  • Ferroviário: Tudo, exceto ligações internas nas cidades de Lisboa e Porto;
  • Aéreo: Voos internos continentais; Lisboa, Porto, Faro, Bragança e Vila Real;
  • Fluvial: Tejo (Transtejo e Soflusa); Sado (Transado); Porto; Aveiro; Viana de Castelo e ligações transfronteriças; Caminha, Vila Nova de Cerveira e Vila Real de Santo António.

Este é o primeiro e, de momento, o único, site em Portugal que disponibiliza e combina a oferta de transportes dos diferentes modos. É incluída a possibilidade de aceder a qualquer das informações ou funções para um só modo (ex. só comboio), ou, excluir um ou mais modos de transporte.

A informação e funções disponíveis estão organizadas em quatro grandes entradas, interligadas entre si:

A interligação de conteúdos é um ponto importante do Transpor. Por exemplo, obtida ou escolhida uma carreira ou percurso é possível aceder a informação de interesse, como o horário de funcionamento da estação e da bilheteira, ou a indicações turísticas e de serviços (museus, restaurantes na localidade), assim como conhecer todas as paragens e horários dessa carreira.

Existem diversas funções já disponíveis que visam aumentar o interesse e qualidade de serviço do próprio site e a atratividade dos transportes coletivos, de forma geral. A possibilidade de «Enviar a um amigo» o percurso escolhido é um exemplo. O Transpor permite igualmente apresentar soluções de itinerário na área urbana de Lisboa, através da ligação (a nível técnico) com o Transporlis (site de transportes para Lisboa). Assim, posteriormente, o utente pode (para Lisboa) indicar  até que ponto pretende chegar (ou de onde pretende partir), por forma a obter uma solução de transporte. É intenção efetuar uma ligação semelhante para a cidade do Porto. Em suma, o Transpor pretende ser muito mais do que um simples acesso a informação sobre transportes, mas constituir-se enquanto instrumento útil para o utilizador de transportes públicos, diminuindo o fator de indecisão e contribuindo para uma melhor utilização dos transportes, aumentando, desta forma, a qualidade de vida dos cidadãos. Este é um sistema a melhorar, crescendo de forma gradual e sustentada, sendo a informação de escala local e regional um próximo passo.

Entidade responsável por este serviço

Logotipo