Espaço Cidadão CTT de Avis

O Espaço Cidadão (EC) funciona como um balcão único que disponibiliza variados serviços de diversas entidades. teste

Aviso

As informações sobre atendimento ao público poderão estar desatualizadas. Dada a situação causada pela pandemia COVID-19, é necessário agendar atendimento para a maioria dos balcões de serviços públicos.
Confirme a informação atualizada a partir da página COVID-19 (novo coronavírus): informações sobre serviços públicos.

Quem pode Espaço Cidadão CTT de Avis?

  • Qualquer cidadão ou empresa.

Quais os documentos e requisitos para Espaço Cidadão CTT de Avis?

  •   

Como se pode Espaço Cidadão CTT de Avis?

A rede dos Espaços do Cidadão, coordenada pela Agência para a Modernização Administrativa (AMA), resulta da evolução do conceito do Balcão Multisserviços (BMS), e é uma peça chave na estratégia do Governo para a modernização e simplificação administrativa.
 
O Espaço Cidadão (EC) funciona como um balcão único que disponibiliza variados serviços de diversas entidades, onde o cidadão também beneficia de um atendimento digital assistido, que lhe permite conhecer as várias opções disponibilizadas pelos serviços online. A sua implementação é coordenada pela AMA em parceria com autarquias locais e os Correios de Portugal (CTT), entre outras entidades públicas ou prestadoras de serviços desta natureza.
 
Neste EC é possível a realização dos seguintes serviços:
 
  • Autoridade para as Condições do Trabalho:
    • Registo de contrato de trabalhadores estrangeiros;
    • Queixas e denúncias - Com encaminhamento das mesmas para o serviço desconcentrado mais próximo;
    • Aquisição de livros e publicações à  ACT;
    • Esclarecimento de dúvidas - Disponibilização e submissão de formulário destinado ao esclarecimento de dúvidas;
    • Simulador: Cálculo do valor a receber no final do contrato de trabalho;
    • Formulários e minutas.
  • ADSE, I.P.:
    • Serviços Atendimento - Entrega de documentos de despesa;
    • Serviços Atendimento - Alteração de NIB;
    • Serviços Atendimento - Alteração de Morada;
    • Navegação Assistida ADSE, I.P. direta - Dados pessoais do beneficiário;
    • Navegação Assistida ADSE, I.P. direta - Cuidados de Saúde com limites no regime livre;
    • Navegação Assistida ADSE, I.P. direta - Declaração para efeitos IRS;
    • Navegação Assistida ADSE, I.P. direta -  O meu acesso a prestadores convencionados;
    • Serviços Atendimento - Renovação de CESD;
    • Navegação Assistida ADSE, I.P. direta -  Conta corrente do regime livre;
    • Navegação Assistida ADSE, I.P. direta - Documento único de cobrança;
    • Serviços Atendimento - Pedido de CESD;
    • Serviços Atendimento - Pedido 2ª via de cartão de beneficiário (com ou sem alteração de dados);
    • Serviços Atendimento - Emissão de declaração de IRS;
    • Serviços Atendimento - Emissão de declaração para efeitos de complementariedade;
    • Serviços Atendimento - Consultas de conta  corrente;
    • Serviços Atendimento - Alteração de Nome.
  • Agência para a Modernização Administrativa:
    • Pedido de Alteração de Morada do Portal do Cidadão;
    • CC - Confirmação de Alteração de Morada;
    • Chave Móvel Digital - Alteração PIN Presencial no Backoffice; 
    • Pedido de Certidões Online no Portal do Cidadão;
    • Chave Móvel Digital - Cancelar Registo Presencial no Backoffice;
    • Chave Móvel Digital - Desbloquear Registo Presencial no Backoffice;
    • Chave Móvel Digital - Registo Presencial no Backoffice.
  • Caixa Geral de Aposentações:
    • Entrega de requerimento de pedido de subsídio mensal vitalício;
    • Entrega de requerimento de pensão de Sobrevivência;
    • Pedido de Reembolso de Despesas de Funeral;
    • Pedido de subsídio de Morte;
    • Entrega de requerimento de subsídio de funeral;
    • Entrega de requerimento de subsídio por assistência de terceira pessoa;
    • Entrega de requerimento de aposentação de ex-subscritor;
    • Entrega de requerimento de contagem de tempo de ex-subscritor;
    • Pedido de alteração de dados pessoais;
    • Entrega de requerimento para pagamento de quotas de subscritores na situação de licença sem vencimentos e situações equiparadas;
  • Direção Geral do Consumidor:
    • Receção de reclamações;
    • Pedidos de Informação;
    • Encaminhamento para a rede de apoio ao consumidor endividado.
  • Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas:
    • Certidões - Paroquiais.
  • Instituto do Emprego e Formação Profissional:
    • Candidaturas eletrónicas - Consulta e Gestão de processos - Netemprego;
    • Entidades - Registo de entidade e obtenção de login - Netemprego;
    • Candidatos - Gestão da Inscrição para Emprego - Netemprego;
    • Entidades - Gestão de oferta de emprego - Netemprego;
    • Candidatos - Apresentação a ofertas de emprego - Netemprego;
    • Candidatos - (Re)Inscrição para Emprego - Netemprego;
    • Candidaturas eletrónicas - Anexar documentos à entidade - Netemprego;
    • Candidaturas eletrónicas - Submissão de candidaturas - Netemprego;
    • Candidaturas eletrónicas - Download de documentos - Netemprego;
    • Entidades - Alteração de dados de entidade - Netemprego;
    • Entidades - Registo de oferta de emprego - Netemprego;
    • Candidatos - Registo de CV - Netemprego.
  • Inspeção Geral das Atividaddes Culturais:
    • Registo Propriedade Intelectual - Averbamento;
    • Registo Propriedade Intelectual - Certidão;
    • Registo Propriedade Intelectual - Registo de Obra;
    • Registo Propriedade Intelectual - Registo de Nome Literário / Artístico.
  • Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana:
    • Porta 65 - Submissão Candidaturas.
  • Instituto da Mobilidade e dos Transportes:
    • Revalidação, 2ª Via (duplicado) e substituição da carta de condução;
    • Averbamento do grupo 2 (restrição 997) na carta de condução.
  • Serviço de Estrangeiros e Fronteiras:
    • Marcação de renovação da autorização de residência;
    • Marcação de renovação do Cartão de Residência (para cidadãos da União Europeia e seus familiares);
    • Marcação da prorrogação da permanência (para cidadãos titulares de visto de trânsito, curta duração ou estada temporária);
    • SAPA - Sistema Automático de Pré-Agendamento de atendimento dos cidadãos que pretendam entrar, permanecer, sair ou que estejam em situação que implique afastamento do território nacional;
  • Serviços Partilhados do Ministério da Saúde:
    • Cancelar pedido de consulta;
    • Registar agregado familiar para poder realizar marcação de consultas e pedidos de medicação para familiar;
    • Colocar pedido de isenção de taxas moderadoras;
    • Fazer pedido de  renovação de receita crónica;
    • Alteração/cancelamento do pedido de isenção de taxas moderadoras - Reclamação;
    • Marcar consulta;
    • Alteração/cancelamento do pedido de isenção de taxas moderadoras - Histórico;
    • Alteração/cancelamento do pedido de isenção de taxas moderadoras - Pedido;
    • Listar autorizações de  renovação de receita crónica;
    • Consultar os pedidos de receita submetidos no eAgenda;
    • Pesquisa Prestadores (Farmácias, Hospitais, entidades SNS,...);
    • Partilha de informação com o SNS;
    • Serviços Informativos;
    •  Lista de espera para cirurgia - eSIGIC;
    • Consultar lista de pedidos de consulta;
    • Consultar Lista de Médicos aderentes ao programa oral cheques-dentista;
    • Serviço do SNS - Reclamação/Elogio/Sugestão. teste

Informações adicionais

Entidade responsável por este serviço

Guias práticos