Obter informações sobre as Lojas e Espaços Cidadão

A Loja de Cidadão é um conceito inovador de prestação de serviços públicos, reunindo no mesmo espaço várias entidades públicas e privadas.

O Espaço Cidadão funciona como um balcão único que disponibiliza variados serviços de diversas entidades.

Quem pode Obter informações sobre as Lojas e Espaços Cidadão?

  • Qualquer cidadão ou empresa.

Como se pode Obter informações sobre as Lojas e Espaços Cidadão?

A Loja de Cidadão é um conceito inovador de prestação de serviços públicos, reunindo no mesmo espaço várias entidades públicas e privadas, com o objetivo de facilitar a relação dos cidadãos e das empresas com a Administração Pública. Além de proporcionar uma maior conforto e comodidade aos utentes, permitindo tratar de vários assuntos num mesmo espaço, com ganhos de tempo e de custos de deslocação, as lojas também permitem partilhar recursos, infra-estruturas e plataformas, potenciando a eficiência e redução de custos do Estado.
 
A rede dos Espaços Cidadão, coordenada pela Agência para a Modernização Administrativa (AMA), resulta da evolução do conceito do Balcão Multisserviços (BMS), e é uma peça chave na estratégia do Governo para a modernização e simplificação administrativa.
 
O Espaço Cidadão funciona como um balcão único que disponibiliza variados serviços de diversas entidades, onde o cidadão também beneficia de um atendimento digital assistido, que lhe permite conhecer as várias opções disponibilizadas pelos serviços online. A sua implementação é coordenada pela AMA em parceria com autarquias locais e os Correios de Portugal (CTT), entre outras entidades públicas ou prestadoras de serviços desta natureza.

Entidade responsável por este serviço